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Mococa, sábado, 21 de dezembro de 2024 (19) 3094-1600
Atendimento: De Segunda a Sexta das 9:00 às 17:00 Horas
Idioma
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O que é?
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui-se numa unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
Objetivo
Como funciona
O CREAS oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.
O atendimento é prestado no CREAS, ou pelo deslocamento de equipes em territórios e domicílios, e os serviços devem funcionar em estreita articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras Organizações de Defesa de Direitos, com os demais serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.
Serviços Prestados
- A unidade oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias, além de acolhimento institucional para pessoas com deficiência vítimas de violação de direitos, sem vínculos com a família. É ofertado ainda o serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no CREAS também se oferece informações, apoio à família e estimula a mobilização comunitária.
- Serviço Especializado em Abordagem Social: A Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua é um serviço referenciado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS com a finalidade de assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, fortalecendo a função protetiva das famílias diante de um conjunto de condições que as vulnerabilizam. Serviço realizado pela equipe técnica, com apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Caps AD.
- Concessão de Passagens rodoviárias para Pessoas em Situação de Rua: Concessão de passagens para pessoas em situação de rua. Regularizamos a compra através das concessionárias – Viação Santa Cruz e Fábio Turismo. As passagens são adquiridas e válidas por 1 ano. Anteriormente era necessário a solicitação de numerário para essa compra e o deslocamento de funcionário até o Terminal Rodoviário. O atendimento é realizado pelos técnicos do CREAS.
- Acolhimento de Inverno para Pessoa em Situação de Rua: Serviço realizado no período compreendido de Abril a Agosto, no Espaço Nova Vida. Atendimento noturno, com refeição, local para banho e acompanhamento da equipe técnica do CREAS com apoio da Guarda Civil Municipal. Salientamos também que quando necessário o atendimento de mulheres, encaminhamos para hospedagem em hotel.
- Grupo de Gestantes de Alto Risco: Realizados acompanhamentos e discussão de casos juntamente com a equipe do CRAS e também com a Saúde, através das equipes de Atenção Básica.
Crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.
Não
(19) 3665-6538
Não Informado!
creas@mococa.sp.gov.br
Praça José Manoel, 80 Centro.
Durante todo o ano.
Pelo telefone, e-mail ou endereço do CREAS.
De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
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Pelo telefone, e-mail ou endereço do CREAS.
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Portal atualizado em: 20/12/2024 17:02:26