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Objetivo/conteúdo: resgatar, refletir e discutir a concepção de criança, professor, ensino, aprendizagem e a prática na Educação Infantil, a partir das observações de imagens e relações com o Parecer CNE/CEB n.º 20/2009.
Contextualização: Após um processo de escuta realizado pela Prefeitura Municipal de Mococa, através da Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação, a Secretária Municipal de Educação, Fátima D. Maziero, identificou-se a necessidade de se construir um documento unificador que norteie o trabalho neste segmento, com princípios, valores, concepções e práticas significativas, que afirme a identidade da Educação Infantil de Mococa.
Objetivo/conteúdo: resgatar, refletir e discutir a concepção de criança, professor, ensino, aprendizagem e a prática na Educação Infantil, a partir das observações de imagens e relações com o Parecer CNE/CEB n.º 20/2009.
“... Frente a todas essas transformações, a Educação Infantil vive um intenso processo de revisão de concepções sobre a educação de crianças em espaços coletivos, e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento das crianças. Em especial, têm se mostrado prioritárias as discussões sobre como orientar o trabalho junto às crianças de até três anos em creches e como garantir práticas junto às crianças de quatro e cinco anos que se articulem, mas não antecipem processos do Ensino Fundamental. Nesse contexto, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil elaboradas anteriormente por este Conselho (Resolução CNE/CEB n.º 1/99 e Parecer CNE/CEB n.º 22/98) foram fundamentais para explicitar princípios e orientações para os sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de propostas pedagógicas. Embora os princípios colocados não tenham perdido a validade, ao contrário, continuam cada vez mais necessários, outras questões diminuíram seu espaço no debate atual e novos desafios foram colocados para a Educação Infantil, exigindo a reformulação e atualização dessas Diretrizes. A ampliação das matrículas, a regularização do funcionamento das instituições, a diminuição no número de docentes não-habilitados na Educação Infantil e o aumento da pressão pelo atendimento colocam novas demandas para a política de Educação Infantil, pautando questões que dizem respeito às propostas pedagógicas, aos saberes e fazeres dos professores, às práticas e projetos cotidianos desenvolvidos junto às crianças, ou seja, às questões de orientação curricular. Também a tramitação no Congresso Nacional da proposta de Emenda Constitucional que, dentre outros pontos, amplia a obrigatoriedade na Educação Básica, reforça a exigência de novos marcos normativos na Educação Infantil...” (excerto do Parecer CNE/CEB nº 20/2009).
As atividades com grupos de gestoras foram assim desenvolvidas:
ATIVIDADE 1 – A partir da observação das imagens das crianças em diversos momentos dos contextos das escolas da Rede, refletir, discutir e discorrer sobre as questões levantadas;
ATIVIDADE 2 – Socialização das reflexões de cada grupo;
ATIVIDADE 3 – Realizar a leitura do documento do Parecer 20 e relacionar com as reflexões feitas pelo grupo.
Cada grupo foi incumbido de refletir sobre os temas:
Qual é a concepção de criança que as fotos sugerem?;
Qual é a concepção de professor que as fotos sugerem?;
Qual é a concepção de ensino-aprendizagem retratada nas imagens?;
Como é contemplado o trabalho com leitura, escrita e matemática?;
Há o trabalho com diferentes linguagens?;
Os direitos de aprendizagem estão sendo garantidos? Como? Quando?
Na reunião, conduzida por Cintia Pizoli Carvalho, coordenadora do Ensino Infantil, juntamente com Claudia Vigo Calió, coordenadora do Ensino Fundamental, e Fátima Belizário, Supervisora de Ensino, foram abordados temas relevantes para o aprimoramento da educação nas etapas iniciais. As coordenadoras discutiram estratégias para integrar as propostas pedagógicas, melhorar a comunicação entre as escolas e as famílias, além de promover o desenvolvimento contínuo dos educadores. A participação ativa dos profissionais de ensino foi incentivada, visando a construção de um ambiente educacional mais acolhedor e eficaz, onde as necessidades das crianças sejam sempre priorizadas. A reunião também serviu para alinhavar planos futuros e compartilhar experiências bem-sucedidas, fortalecendo assim a colaboração entre as equipes educativas.
Mococa, cidade comprometida com a Educação!
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