Mococa, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (19) 3656-9800 /

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 28 de Abril de 2022

PREFEITURA ORIENTA QUANTO AO CONSUMO DE ÁGUA EM ÉPOCA DE ESTIAGEM

PREFEITURA ORIENTA QUANTO AO CONSUMO DE ÁGUA EM ÉPOCA DE ESTIAGEM

Utilizar a água de maneira racional, evitando desperdícios, é algo fundamental nos dias de hoje, sobretudo em época de estiagem, como agora. A água é um recurso natural cada vez mais escasso. Afinal, nos tempos atuais, a população aumenta numericamente. Além disso, nas indústrias, faz-se uso constante da água em processos produtivos de bens de consumo. A fim de sensibilizar e educar a população quanto ao uso racional da água. a Prefeitura Municipal de Mococa por meio da coordenadoria de Meio Ambiente lança a campanha: “Água – uso consciente”, com dicas para o dia a dia.

Veja algumas ações que podem reduzir o consumo:

- Banho

Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboam as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados. Reduzindo um minuto do seu banho, você pode economizar de 3 a 6 litros de água.

- Calçada

Não use a mangueira como vassoura hidráulica, primeiro varra e coloque os resíduos sólidos em sacolas. Instale um esguicho na mangueira, assim evita o desperdício de água, Não lave o asfalto com a água da mangueira, se quiser reduzir a poeira utilize a água de reuse, proveniente da lavagem das roupas.

- Louça

Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. Use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Utilize água corrente somente para enxaguar.

- Roupa

Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão use 1 (um) balde com água, que pode ser a mesma usada para manter a roupa de molho. Enquanto isso mantenha a torneira do tanque fechada. Enxágue também utilizando 1 (um) balde e não água corrente. Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágues.

- Torneiras

Instale torneiras com aerador, “peneirinhas” ou “telinhas”, na saída da água.

- Vaso sanitário

Não acione demais a descarga do banheiro (no caso de acionadores por válvulas).

- Verduras

Para lavar verduras, use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

- Jardins e plantas

Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros. Você pode economizar 96 litros se tomar estes cuidados:

• Cultive plantas que necessitem de pouca água (bromélias, cactos, pinheiros, violetas);

• Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã;

• Molhe a base das plantas, não as folhas;

• Use uma mangueira com esguicho tipo revólver;

• Utilize cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins. Isso diminui a perda de água.

VAMOS USAR A ÁGUA DE FORMA CONSCIENTE!