Mococa, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (19) 3656-9800 /

Planejamento e Finanças - Terça-feira, 05 de Julho de 2022

CELEBRAÇÃO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE MOCOCA, O CONSULADO GERAL DA ITÁLIA E O INSTITUTO ÍTALO BRASILEIRO

A Prefeitura Municipal de Mococa convida a todos para prestigiarem por meio da transmissão ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura.

CELEBRAÇÃO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE MOCOCA, O CONSULADO GERAL DA ITÁLIA  E O INSTITUTO ÍTALO BRASILEIRO

A Prefeitura Municipal de Mococa convida a todos para prestigiarem por meio da transmissão ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura a solenidade de celebração do termo de cooperação técnica entre o Município de Mococa, o Consulado Geral da Itália São Paulo - representado por seu Cônsul Geral, Sr. Domenico Fornara e o Instituto Cultural Ítalo Brasileiro.

O objetivo é promover o multilinguismo nos ambientes educativos desde o ensino infantil visando o desenvolvimento do sistema cognitivo e da aprendizagem dos alunos da Rede de ensino Municipal de Mococa.

O Departamento Municipal de Educação de Mococa vem desde o início do ano dialogando com a Diretora Escolástica Profa. Dra. Monica Fagionatto do Consulado Geral da Itália São Paulo, em busca de benefícios para a Educação da Rede Municipal. Ressaltamos de antemão nosso agradecimento a todos os envolvidos pelo avanço no diálogo que hoje nos reúne nessa solenidade.

O objetivo desse acordo Técnico é promover uma experiência de aprendizado da língua Italiana para todas as turmas de jardim I e II da Educação Infantil da Rede Municipal de Mococa. Esse trabalho contribuirá para o desenvolvimento do sistema cognitivo e da aprendizagem das crianças no contexto do multilinguísmo.

O trabalho está previsto para iniciar no segundo semestre – a partir da segunda quinzena de agosto. Temos oito professoras, as quais possuem nível básico de Italiano e, são efetivas da Rede Municipal.

Essas professoras serão contratadas pelo Instituto Ítalo Brasileiro, entidade executora, para prestarem o serviço nas escolas.

Para tanto o Instituto Ítalo Brasileiro juntamente com o Consulado, organizará todo suporte didático na medida dos recursos financeiros concedido pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional do Governo Italiano.

O Programa executivo de Acordo Cultural que será assinado favorecerá as escolas de educação infantil da Cidade, sem que haja custo orçamentário ao Município.

Essas conquistas resultam do trabalho de todos! Uma cidade que conta com profissionais dedicados e qualificados consegue grandes oportunidades. O trabalho conjunto define a incessante busca educacional, teórica e prática, que sai do “discurso de qualidade”, para uma pedagogia amplamente definida na conceitualização da modernidade.

Por meio dessa parceria seguimos acreditando que Mococa é uma cidade que valoriza a educação. Esse corajoso desafio requer de todos nós a permanência nos valores e princípios colaborativos. Declaramos nosso compromisso com as ações humanizadoras e contemporâneas, que constituem uma boa política pública de educação para todos e com todos.

TEMOS HISTÓRIA! TEMOS TRADIÇÃO!

Data: 04 de julho de 2022 (segunda-feira)