Mococa, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (19) 3656-9800 /

Educação - Terça-feira, 05 de Julho de 2022

CÔNSUL GERAL DA ITÁLIA NO BRASIL ASSINA CONVÊNIO COM PREFEITO EDUARDO BARISON PARA INTRODUÇÃO DE AULAS DO IDIOMA ITALIANO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Mococa é uma cidade que foi construída por muitas mãos e grande parte delas vieram da Itália. Das relíquias arquitetônicas de Gherardo Bozzani como a igreja do Rosário, as esculturas emblemáticas como a “Mulher de Mococa” do Bruno Giorgi a até mesmo a tradição culinária que compõem o cardápio de muitas famílias com sobrenomes que revelam sua descendência, tudo isso faz parte de uma herança deixada pelos italianos.

Em busca de resgatar e valorizar esta história cultural, o Prefeito Eduardo Barison assinou nesta nesta segunda-feira (04) um acordo de cooperação técnica entre o município, o Consulado Italiano e o Instituto Ítalo Brasileiro.

A iniciativa trata-se de um programa executivo de acordo cultural que possibilita a introdução do idioma italiano na rede municipal de ensino, ação que contará com o suporte didático e recursos financeiros do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional do Governo Italiano através do Consulado e do Instituto Ítalo Brasileiro.

O Cônsul Geral da Itália no Brasil, Domenico Fornara esteve pessoalmente em Mococa para a assinatura oficial do acordo, acompanhado da Diretora Escolástica do Consulado Italiano de São Paulo, Mônica Faggionatto e do Diretor Técnico do Instituto Cultural Ítalo Brasileiro, Gabriele Frigerio.

Durante a recepção do consulado realizada em seu gabinete, o Prefeito Eduardo Barison que estava acompanhado de seus assessores, presenteou o Cônsul com produtos e livros que reforçam os laços que unem Mococa à Itália. Ele também entregou a Domenico Fornara um ofício onde busca ampliar as parcerias com o consulado, desta vez com ações voltadas para o desenvolvimento do município fomentando oportunidades de novos negócios, emprego e renda.

Em seguida, a comitiva do consulado pode conhecer um pouco mais da cidade, visitando a Câmara Municipal de Mococa onde foram recebidos pela Presidente Elisângela Maziero, estiveram ainda na Casa de Cultura Rogério Cardoso para prestigiar as obras de Bruno Giorgi, visitaram um dos casarões históricos da cidade, a residência de Américo Pereira Lima, o Timé e o tour turístico finalizou-se com as delícias do restaurante Mirabile, em clima italiano.

Já no período da tarde, Domenico Fornara e o Prefeito Eduardo Barison reuniram-se com os demais membros do acordo na Câmara Municipal de Mococa juntamente com os vereadores, autoridades militares e civis,assessores municipais e profissionais da educação para a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Mococa, o Consulado e o Instituto Ítalo Brasileiro (ICIB).

A previsão é que o projeto tenha início já no segundo semestre deste ano sendo desenvolvido por oito professoras efetivas da Rede Municipal que possuem nível básico de italiano e serão contratadas pelo ICIB para prestar este serviço nas escolas.