Mococa, quarta-feira, 10 de agosto de 2022 Telefone (19) 3656-9800

Saúde - Terça-feira, 02 de Agosto de 2022

ESCLARECIMENTO – DEPARTAMENTO DE SAÚDE

ESCLARECIMENTO – DEPARTAMENTO DE SAÚDE

O Departamento de Saúde de Mococa informa que um morador (homem – faixa etária entre 30 a 40 anos) procurou uma unidade de saúde informando sobre sintomas semelhantes ao apresentado pela Monkeypox, doença conhecida como “varíola dos macacos”. O paciente tem histórico de viagem recente à capital paulista e está orientado a permanecer em isolamento. O material biológico será coletado pela equipe técnica da Vigilância Epidemiológica e, posteriormente, encaminhado para análise no Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo.

Transmissão:

A doença pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus.

Sintomas:

Os principais sintomas observados nos indivíduos infectados são febre, dor de cabeça, dores nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, lesões na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés.

O vírus tem um período de incubação que pode variar de cinco a treze dias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas duram de 16 a 21 dias.

Portal atualizado em: 09/08/2022 17:36:38