Mococa, quinta-feira, 29 de setembro de 2022 Telefone (19) 3656-9800

Saúde - Quinta-feira, 01 de Setembro de 2022

DEPARTAMENTO DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO COM PROFISSIONAIS PARA ATENDIMENTO DE CASOS DE VARÍOLA DOS MACACOS

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Mococa, através da equipe da Vigilância Epidemiológica, realizou uma capacitação com profissionais de saúde das unidades básicas, UPA e Santa Casa de Misericórdia visando o atendimento adequado e procedimentos de coleta de exame em pacientes que apresentarem sintomas da varíola dos macacos (monkeypox). Apesar do município não ter confirmado nenhum caso da doença, as Unidades Básicas de Mococa já estão preparadas para acolher e encaminhar para as devidas providências os pacientes suspeitos. Já houve a coleta de material para análise de três pessoas, porém todos foram negativos.

Transmissão:

A doença pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus.

Sintomas:

Os principais sintomas observados nos indivíduos infectados são febre, dor de cabeça, dores nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, lesões na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés. O vírus tem um período de incubação que pode variar de cinco a treze dias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas duram de 16 a 21 dias.

Portal atualizado em: 28/09/2022 19:00:10