Mococa, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (19) 3656-9800 /

Cultura - Quarta-feira, 26 de Abril de 2023

BuZum! chega em Mococa (SP) com teatro gratuito para público infanto-juvenil e aborda como manter a higiene e a boa saúde

CIA. leva seu ônibus com apresentações a todo o Brasil

Um ônibus-teatro, personagens engraçados, diversão, aprendizado e muita alegria. É a Cia. BuZum! rodando o Brasil e dando vida a bonecos que levam cultura popular brasileira, ricas histórias e possibilidades a um público infanto-juvenil que se diverte aprendendo. Após 12 anos de atividades, a trupe segue com mais uma programação lúdica em 2023 para diferentes regiões do país e gratuitamente!

Em Mococa (SP), o BuZum! apresenta o espetáculo “Perigo Invisível”, gratuitamente, nos dias 25, 26 e 27 de abril (terça, quarta e quinta-feira), por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e apoio da Tintas Maza. Serão 21 apresentações na cidade.

Para este ano estão previstas 128 apresentações em 50 municípios, de oito estados do país (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro).

Para Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, iniciar mais um ano com centenas de apresentações programadas, em diferentes regiões do país, é uma satisfação e uma alegria muito grande. “O propósito da CIA. é percorrer o Brasil levando a magia do teatro de bonecos para crianças que, muitas vezes, nunca estiveram em uma sala de teatro. O BuZum! nasceu para promover a experiência do teatro para crianças, contribuindo ao mesmo tempo com a construção do conhecimento e do aprendizado de forma lúdica”, conta a diretora.

Aprendizado fora e dentro da sala de aula

As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem suas próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Sobre o espetáculo Perigo Invisível

O espetáculo Perigo Invisível se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais dessa história. Os três querem infectar o maior número de crianças possível e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu plano maquiavélico em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos ou por não escovarem os dentes ou ainda por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Depois de alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.

Ficha Técnica “Perigo Invisível”

Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez

Texto: Cláudia Naum

Direção: Lívia Simardi

Elenco: Lívia Simardi e Rafael Francisco

Trilha sonora: César Maluf

Criação de cenário: Beto Andreetta

Criação e confecção de bonecos: Rosa

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Aldo Andreetta

Produção executiva: Paloma Alves

Assistente de Produção: Fernanda Rocha

Produção de campo: Aldo Andreetta

Técnicos de som e luz: Régis da Silva

Design gráfico: Sato do Brasil

Direção administrativa: Jackson Íris

Assistente financeiro: Vania Rodrigues

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa e Cristiane Sampaio

Realização: BuZum!

BuZum! 2023 em Mococa - SP

Faixa etária: 03 a 11 anos.

Duração dos espetáculos: 20 minutos.

Horários das apresentações: MANHÃ: 9h; 9h40; 10h20; 11h - quatro sessões e TARDE: 13h30; 14h10; 14h50 - três sessões

Espetáculo Perigo invisível

Data: 25 de abril (terça-feira)

Local: EMEB “Dra. Ana Lúcia Pisani de Souza”

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 101 – Jd. Primavera – Mococa - SP

Espetáculo Perigo invisível

Data: 26 de abril (quarta-feira)

Local: EMEB “Professora Vera Sandoval Meirelles”

Endereço: R. Vicente Soares, 70 – Nenê Pereira Lima - Mococa - SP

Data: 27 de abril (quinta-feira)

Local: EMEB “Professor Carlindo Paroli”

Endereço: Av. Francisco José Dias Limas, s/n°, Bairro Francisco Garofalo - Mococa - SP

Sobre a Tintas Maza - Há 27 anos no mercado, a Tintas Maza se destaca na fabricação de tintas imobiliárias, automotivas, industriais e solventes. Com sua fábrica instalada na cidade de Mococa (SP), a Maza cada vez mais investe em novas tecnologias e inovações, para entregar aos seus consumidores e clientes produtos com qualidade garantida, responsabilidade social e ambiental e serviços excelentes.

Sobre o BuZum! - Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completou 12 anos de experiências, com motivos de sobra para comemorar: são cerca de 440 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @projetobuzum. A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

Assessoria de imprensa BuZum!

Isabela Barbosa

bela.arteecultura@gmail.com