Mococa, sábado, 04 de maio de 2024 Telefone (19) 3656-9800 /

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 10 de Agosto de 2023

Poda drástica é ilegal: faça o protocolo e preserve o Meio Ambiente!

Aprenda como obter autorização e orientação da Prefeitura de Mococa para podar árvores corretamente.

Poda drástica é ilegal: faça o protocolo e preserve o Meio Ambiente!

A poda drástica de árvores é um procedimento que ainda é realizado de forma indevida. No entanto, é importante destacar que essa prática é ilegal e considerada crime ambiental, de acordo com a legislação vigente. A poda drástica causa danos significativos às árvores, comprometendo sua saúde e estabilidade, além de afetar negativamente o equilíbrio do ecossistema local. A Prefeitura de Mococa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem trabalhado incansavelmente para conscientizar a população sobre a importância de preservar nossas árvores e garantir um ambiente mais verde e sustentável.

Nesse contexto, a Secretaria de Meio Ambiente estabelece procedimentos específicos para a realização da poda correta e legal das árvores no município. É fundamental que os munícipes, antes de realizar qualquer intervenção nas árvores, façam o protocolo de solicitação de autorização e orientação junto à Prefeitura de Mococa. Essa medida tem o objetivo de garantir que a poda seja feita de forma adequada, seguindo critérios técnicos e respeitando a integridade das árvores e do meio ambiente como um todo.

O protocolo pode ser solicitado junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde os interessados receberão as informações necessárias para proceder com a poda correta e segura. Além disso, a equipe técnica da secretaria está à disposição para prestar orientações sobre os cuidados a serem tomados, a época adequada para a poda e quais árvores podem ou não ser podadas, considerando sua importância para o ecossistema e a paisagem urbana.

Vale ressaltar que a poda drástica, além de ser ilegal, coloca em risco a saúde das árvores, tornando-as mais suscetíveis a doenças, pragas e até mesmo ao enfraquecimento estrutural, o que pode resultar em quedas e acidentes. Além disso, árvores saudáveis têm um papel essencial na melhoria da qualidade do ar, no equilíbrio térmico do ambiente e na promoção da biodiversidade urbana.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça o compromisso da Prefeitura de Mococa com a preservação do meio ambiente e o incentivo à arborização urbana adequada. Através da colaboração de todos os munícipes, é possível garantir um ambiente mais saudável e sustentável, protegendo as árvores e promovendo o bem-estar de toda a comunidade. Ao fazer o protocolo e seguir as orientações da Prefeitura, você estará contribuindo ativamente para a construção de uma cidade mais verde e consciente. Preserve o Meio Ambiente e faça a diferença!