Mococa, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (19) 3656-9800 /

Defesa Civil - Terça-feira, 03 de Outubro de 2023

WORKSHOP DE DEFESA CIVIL EM MOCOCA REFORÇA A PREPARAÇÃO PARA ENCHENTES E RISCOS DE BARRAGENS

Agentes da Defesa Civil receberam treinamento essencial para situações de emergência. A Prefeitura de Mococa investe na segurança de todos os mocoquenses.

A Prefeitura de Mococa tem a satisfação de compartilhar as conclusões e ações resultantes do Workshop de Defesa Civil, um evento crucial para a integração dos planos de segurança relacionados a barragens e enchentes no município. A iniciativa, que se alinhou ao Plano de Contingência (PLANCON) e ao Plano de Ação de Emergência (PAE), desempenhou um papel fundamental na preparação dos agentes da Defesa Civil de Mococa em um treinamento para ações em possíveis situações de risco envolvendo enchentes e potenciais rompimentos de barragens.

A Defesa Civil, da cidade de Mococa, que possui 182 pontos de alagamento identificados em diversas áreas, liderada pela Secretária de Meio Ambiente, Milena Mello, consciente da importância de preparar a comunidade e as famílias residentes nestes locais, tem desempenhado um papel proativo e estratégico na disseminação de conhecimento e na promoção da segurança em situações de enchentes.

O Workshop de Defesa Civil foi uma etapa crucial nesse processo de preparação e integração de recursos. Os agentes da Defesa Civil de Mococa participaram de treinamentos abrangentes, nos quais adquiriram conhecimentos fundamentais sobre como agir eficazmente em situações de enchentes ou riscos relacionados a barragens.

Durante o evento, foram abordados os seguintes tópicos:

1. Plano de Contingência (PLANCON): Os participantes receberam orientações detalhadas sobre o PLANCON, que define procedimentos específicos de proteção a serem seguidos pela Defesa Civil.

2. Plano de Ação de Emergência (PAE): O PAE foi discutido em profundidade, com foco nas estratégias para mitigar riscos, proteger a população e coordenar os recursos disponíveis durante uma situação de emergência.

O próximo passo que a Defesa Civil de Mococa está planejando é o Treinamento para Famílias Residentes em Áreas de Alagamento que também receberão treinamentos específicos. O objetivo é que essas famílias estejam bem preparadas para saber como agir de forma segura e eficaz em situações de alagamento.

A Prefeitura de Mococa reconhece a importância crítica da Defesa Civil na comunidade e reitera seu compromisso em promover a segurança e o bem-estar de todos os mocoquenses. A integração dos planos de segurança e os treinamentos realizados são passos essenciais para garantir que Mococa esteja pronta para enfrentar desafios.

A Prefeitura de Mococa está à disposição para fornecer mais informações sobre as ações e planos da Defesa Civil e reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os mocoquenses.

A Defesa Civil de Mococa está empenhada em disseminar conhecimento e promover a segurança em áreas propensas a alagamentos.
O próximo passo é treinar as famílias residentes nas áreas de risco, para que também estejam preparadas em caso de alagamento.
Durante o treinamento, foram abordados: o Plano de Contingência (PLANCON) e o Plano de Ação de Emergência (PAE).
Garantindo, dessa forma, que a equipe esteja pronta para agir em situações de enchentes e riscos de barragens.