Mococa, segunda-feira, 06 de maio de 2024 Telefone (19) 3656-9800 /

Educação - Terça-feira, 28 de Novembro de 2023

Bandalheira do Bem encerra temporada 2023 no próximo dia 29, em Mococa

Apresentação de música, teatro e dança voltada ao público infantojuvenil será realizada na Praça Marechal Deodoro s/n. Participação gratuita é aberta à toda comunidade.

Bandalheira do Bem encerra temporada  2023 no próximo dia 29, em Mococa

A Bandalheira do Bem apresenta na próxima quarta-feira (29), a partir das 9h30, o show de encerramento do circuito 2023, levando música, teatro e dança para o público de Mococa, no interior paulista. Essa temporada do projeto começou em agosto, percorrendo sete cidades até o mês de outubro: Santa Adélia, Ariranha, Luiz Antonio, São Simão, Serrana, Jardinópolis, Ribeirão Preto e agora termina em Mococa.

A trupe promete uma apresentação surpreendente desde sua chegada à cidade de forma inusitada: com um cortejo alegre e divertido - que propõe já na entrada dos artistas um envolvimento mais direto com o público. Esse formato de apresentação ocorre, na maioria dos locais, em praças públicas, mas também chega a centros culturais e teatros, como aconteceu no Centro Cultural Palace e no Teatro Municipal, em Ribeirão Preto, no mês de outubro.

O objetivo do projeto é levar a cada cidade da turnê, espetáculos que colocam o público diante da música popular brasileira, da dança, das artes circenses e do teatro. “Nossa intenção é sempre oferecer arte gratuita e de qualidade para as crianças e todos os participantes. A expectativa é reencontrar o público de Mococa, pois já estivemos na cidade e consolidar nossa integração com os estudantes”, explica Dimi Zumquê, idealizador, coordenador e diretor artístico da Bandalheira do Bem.

Além dele, atualmente o grupo conta com os músicos Alessandra Freire, Eder Bortolato, Tales Gonzales, Michael Toro, Erick Ferreira, Pedrinho Brown, “Tio Pita”, Leonardo Freitas, as jovens cantoras Luisa Farias e Julia Lilás, e a multiartista Ju Cadeco, que usa sua experiência em teatro para incrementar o repertório de músicas populares como “O sapo não lava o pé”, “Sítio do Pica-pau Amarelo”, “Pintinho Amarelinho”, “Eu vou pegar o trem” e outras, como “Baby Shark” e “Onda Onda”.   “Tivemos uma temporada muito gratificante neste ano. Por onde passamos, recebemos o carinho e a participação do público de forma calorosa, o que nos motiva muito a seguirmos com nosso projeto e chegarmos a outras cidades nas próximas temporadas”, comenta Zumquê.

Balanço

A apresentação em Mococa no dia 29 de novembro, às 9h30, fechará a temporada de apresentações de 2023, que contabiliza oito cidades, nove apresentações e uma live. “Foi um circuito muito produtivo e a participação do público foi crescente”, destaca Dimi Zumquê.

Na avaliação da secretária de cultura e turismo de Mococa, Maria Aparecida Cilli, projetos como o Bandalheira do Bem, são essenciais para cultura e educação que acabam trabalhando juntas, já que as escolas levam os alunos para participar. “O projeto resgata a música de qualidade e mostra outras possibilidades para crianças, principalmente porque a iniciativa conta com a coordenação do Dimi Zumquê, que é muito querido na cidade, já tem uma história e know-how para apresentar o melhor da Música Popular Brasileira atrelada às outras artes”, afirma.

Atividade on-line permanente

No dia 15 de novembro, a trupe da Bandalheira do Bem lançou uma live com duração de 90 minutos, com interação ao vivo com o público de diversas localidades. A produção digital está disponível pelo YouTube e traz uma proposta educativa complementar às escolas, visando o acesso de professores que queiram trabalhar o conteúdo em salas de aulas. “Produzimos o material com essa intenção de ser uma complementação pedagógica nas escolas e instituições sociais”, completa Dimi Zumquê.

Histórico do projeto

A origem da Bandalheira do Bem é associada a ações voluntárias de seus integrantes em hospitais e asilos, o que trouxe uma importante experiência ao grupo. Com apresentações desde 2017, a trupe faz um resgate da cultura popular brasileira – tendo como palco praças públicas, centros culturais e apresentações especiais em teatros, auditórios e centros culturais.

O projeto é uma realização da Zumquê Produções, com o apoio do ProAC-ICMS, lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo e conta com patrocínio do Grupo Imediato.

SERVIÇO

O que: Show de encerramento da Bandalheira do Bem | Mococa – SP | Apresentação de música, teatro e dança

Quando: 29/11/2023

Onde: Praça Marechal Deodoro s/n

Obs. Participação aberta e gratuita.