Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Mococa, sexta-feira, 14 de junho de 2024 Telefone (19) 3656-9800 /

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 12:00 às 18:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Sext
14/06
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 13 °C
Índice UV
5.0
Sáb
15/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
5.0
Domi
16/06
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 14 °C
Índice UV
5.0
Segu
17/06
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0

Saúde - Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PREFEITURA DE MOCOCA INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE

Medidas preventivas e estratégias de controle discutidas para enfrentamento da dengue.


PREFEITURA DE MOCOCA INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE

A Secretaria de Saúde de Mococa intensificou as ações contra a Dengue em diversos pontos da cidade com a realização de bloqueios através da visita de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias com a missão de identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Os trabalhos acontecem nos bairros com maior incidência da doença neste início de ano. Ao todo já foram confirmados 127 casos de Dengue. 


 

Durante esta semana foi convocada uma reunião de emergência da Sala de Situação da Dengue, que reúne diversas secretarias municipais e representantes da sociedade civil, para a definição de novas estratégias para o enfrentamento diante de um cenário de alerta, especialmente pelas condições climáticas que favorecem a proliferação do mosquito: chuvas e calor intenso. O país todo está enfrentando um momento de alerta com o aumento de casos de Dengue. A situação local está sendo monitorada, desenvolvendo estratégias para garantir assistência à população, bem como ações direta na eliminação de criadouros. 


 

Diariamente os agentes de endemias realizam vistorias em domicílios à procura de locais que possam acumular água. Mais de 80% dos criadouros encontrados estão no interior das residências em pratinhos de vasos, reservatório da geladeira e ralos. Nas localidades com maior número de confirmação da doença, é realizada a nebulização. “A aplicação do inseticida pelas equipes de nebulização elimina o inseto adulto. É importante, mas se não houver atenção quanto aos criadouros, poucos dias depois aparecerão novos mosquitos. Por isso é necessário atenção e vigilância constante nas residências”, ressaltou o Secretário de Saúde, Fábio Delduca. 


 

Além dos trabalhos em campo, a Secretaria de Saúde estruturou as Unidades Básicas nos bairros para atender pacientes com sintomas da doença: febre, dor na cabeça e articulações, mal-estar, falta de apetite e manchas avermelhadas pelo corpo. Houve uma capacitação com as equipes para o acolhimento e tratamento de pacientes, promovida pela Vigilância Epidemiológica, assim como a aquisição dos medicamentos e demais insumos necessários para promover o atendimento na própria Unidade. Isso é muito importante porque quanto mais rápido a assistência ao paciente, menor é a chance do agravamento da doença, já que a Dengue pode matar. 

 

 

 

Contratação de equipe 

 


A Secretaria de Saúde irá convocar nos próximos dias um reforço extra para as ações de rua. Serão contratados dez novos agentes de combate às endemias, através de Concurso Público realizado pela Prefeitura no final do ano passado. “Estamos aumentando as nossas equipes para o enfrentamento à Dengue e demais arboviroses. Um investimento que há cerca de 15 anos era aguardado. Reforçando as nossas equipes, ganharemos mais celeridade e efetividade nos trabalhos. Com muita responsabilidade, estamos encarando o problema de frente e avançando em importantes áreas na saúde pública”, complementou o secretário Fábio Delduca.

 

 

 

 

COHAB 2 receberá nebulização veicular a partir da próxima quarta-feira, 14

 

 

A Secretaria de Saúde informou que no próximo dia 14, quarta-feira, as equipes de combate às endemias do estado estarão no município para reforçar os trabalhos de nebulização no bairro da COHAB 2, utilizando veículo especializado na dispersão de inseticida, que mata o mosquito transmissor da Dengue na fase adulta. A ação terá início a partir das 18h e seguirá na quinta e sexta-feira, sempre no mesmo horário. A orientação é deixar portas e janelas abertas, evitar ficar na rua e proteger animais domésticos. 


 

O veículo irá percorrer 81 quarteirões do bairro, atendendo cerca de 2.100 imóveis. A área compreende todo o território do bairro da COHAB 2, a partir da Avenida Nicolau Paione, e foi definido como referência estratégica por conta da grande quantidade de casos positivos de Dengue nas primeiras semanas do ano. Outros bairros estão recebendo a visita de agentes com ações de bloqueios (inspeção nas residências) e nebulização com bomba costal, que faz a dispersão de inseticidas. 


 

É importante destacar que as ações de nebulização são eficientes na eliminação de mosquitos adultos, mas se não houver a retirada de criadouros, poucos dias depois os ovos eclodem e os insetos retornam. As chuvas frequentes e o calor excessivo favorecem a proliferação do Aedes Aegypti que transmite além da Dengue, outras doenças como Zika e Chikungunya. 

 

521 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 12:00 às 18:00 Horas

CNPJ: 44.763.928/0001-01Razão Social: MUNICÍPIO DE MOCOCANome Fantasia: PREFEITURA MUNICIPAL DE MOCOCA

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagram

CONTATO

R. Quinze de Novembro, 360
Centro
Mococa - SP
CEP: 13730-020
Telefone: (19) 3656-9800 /
E-mail: gabinete@mococa.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 14/06/2024

Portal atualizado em: 14/06/2024 16:21:40

Prefeitura Municipal de Mococa - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.