Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Mococa, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (19) 3656-9800 /

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 12:00 às 18:00 Horas

Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Executivo - Sexta-feira, 01 de Março de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

AVANÇA O PROJETO DO CEMMIL DE CONCESSÃO DE SERVIÇOS DE MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Acompanhe a matéria


Prefeitos, procuradores e técnicos dos municípios de Aguaí, Espírito Santo do Pinhal, Mococa, Mogi Guaçu, São José do Rio Pardo e Vargem Grande do Sul conheceram, nos dias 28 e 29 de fevereiro, detalhes dos estudos e diagnósticos já realizados para estruturar a concessão conjunta dos serviços de manejo dos resíduos sólidos dos seis municípios, que está sendo desenvolvida pelo Consórcio Intermunicipal CEMMIL para o Desenvolvimento Sustentável. A reunião foi realizada na sede da Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal.

A elaboração do melhor modelo de licitação para conceder os serviços de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final das cerca de 300 toneladas de resíduos domésticos produzidos diariamente por estes municípios está sendo financiada pelo Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada (FEP CAIXA), que opera com recursos do Programa de Parceria de Investimentos, vinculado à Casa Civil da Presidência da República e Ministério das Cidades. A estruturação do modelo está sendo conduzida por quatro empresas contratadas pela CAIXA, que responde pela administração e assessoramento técnico.

​ Os objetivos do projeto são ambiciosos: implantar um modelo que leve em conta as características e as necessidades dos municípios participantes e contemple a valorização e a gestão correta dos resíduos domésticos gerados nosmunicípios. O novo modelo terá impactos diretos na qualidade de vida da população, com ganhos ambientais relevantes, como a ampliação da reciclagem, a geração de energia derivada dos resíduos, a transformação de parcela dos resíduos orgânicos em nutrientes para o solo e a redução do volume encaminhado ao aterro sanitário, garantindo a destinação adequada de todo o rejeito. Além de cumprir as exigências e metas estabelecidas pelas legislações federal e estadual, o novo modelo que será implantado promoverá a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis e a educação ambiental da população, colocando os seis municípios na vanguarda no país em termos de sustentabilidade ambiental.

Responsabilidade e compromisso

O presidente do CEMMIL e prefeito de Aguaí, José Alexandre Pereira de Araújo, chamou a atenção para a responsabilidade e compromisso de cada um dos prefeitos: “sabemos o tamanho do desafio que é elaborar uma solução equilibrada, que garanta todos os benefícios para a sociedade, porque o que estamos fazendo é algo muito novo”. O prefeito de Mococa, Eduardo Ribeiro Barison, que também é vice-presidente do CEMMIL, lembrou que não se trata de um projeto apenas dos atuais prefeitos: “estamos fazendo uma ação para as futuras gerações”. A importância da solução por meio de consórcio foi elogiada pela prefeita Cristina Brandão Bueno Domingues, de Espírito Santo do Pinhal: “os municípios sozinhos têm muita dificuldade para levar adiante a gestão dos resíduos sólidos e disso depende a sustentabilidade do nosso país”, explicou a anfitriã do evento.

​ O trabalho de estruturação, que começou em agosto de 2023, está na fase final de elaboração dos relatórios técnico, jurídico, fiscal e socioambiental para ser então marcada audiência pública para apresentação da proposta à sociedade. Na sequência, será publicado o edital e realizada a licitação que irá transferir, pelo período de 30 anos, a responsabilidade pela prestação dos serviços, com exigências de cumprimento de metas e de realização dos investimentos previstas em contrato.

142 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 12:00 às 18:00 Horas

CNPJ: 44.763.928/0001-01Razão Social: MUNICÍPIO DE MOCOCANome Fantasia: PREFEITURA MUNICIPAL DE MOCOCA

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagram

CONTATO

R. Quinze de Novembro, 360
Centro
Mococa - SP
CEP: 13730-020
Telefone: (19) 3656-9800 /
E-mail: gabinete@mococa.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 17:08:48

Prefeitura Municipal de Mococa - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.