MOCOCA INTENSIFICA A LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI COM TECNOLOGIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TRABALHO TÉCNICO ESPECIALIZADO
Saúde - Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

A Prefeitura Municipal de Mococa segue firme no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além das ações realizadas diariamente nas ruas, nas mídias e junto à população com foco na conscientização, a luta também acontece com o apoio da tecnologia e da ciência.
No laboratório do Centro de Saúde, profissionais do Controle de Endemias realizam testes com larvas coletadas em campo pelos agentes de combate à dengue. O objetivo é confirmar se são, de fato, larvas do Aedes aegypti.
A coordenadora do Controle de Endemias, Maria Regina Vergilio, explica o processo: "Após a coleta, as larvas são armazenadas em álcool 70% para preservação. Em seguida, são colocadas em lâminas de observação com o auxílio de um pincel e analisadas ao microscópio. As larvas do Aedes aegypti se destacam por grandes espinhos na cabeça, uma característica que as diferenciam das demais espécies."
Esse trabalho técnico é essencial para direcionar ações mais eficazes de controle e prevenção, identificando áreas de risco e atuando com mais precisão.
