As escolas municipais EMEB “Ana Lúcia Pisani” e “Carlindo Paroli” - CAIC, participaram do Seminário “Boas Práticas Pedagógicas” que correu na cidade de Serra Negra, onde foram apresentados três projetos desenvolvidos juntos aos alunos. O encontro foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação e contou com a participação de mais 3 mil pessoas. O projeto “O que tem de legal na biblioteca”? desenvolvido pela EMEB “Ana Lúcia Pisani”, através da coordenadora Ana Carolina Sondrini com o apoio de professores, diretores e funcionários da escola, teve como ação despertar o interesse e o gosto pela leitura através da exploração de espaço da biblioteca da própria escola. “No inicio do ano notamos que os alunos frequentavam a biblioteca, mas apresentavam pouco interesse pelos livros. A partir desta observação, os professores passaram a estudar junto às crianças a importância dos livros, as obras literárias, análises das capas e o mais importante o conteúdo que a leitura proporciona”, disse Ana Carolina. A coordenadora afirmou ainda que o projeto motivou os alunos a indicar livros a outros colegas. “Trabalhamos com as salas do 1º ao 5º ano, onde eles passaram a indicar os livros a outros alunos. Houve até lista de espera e a biblioteca passou a fazer parte da rotina deles, através de uma leitura prazerosa e espontânea”, destacou a coordenadora. Escola “Carlindo Paroli” - CAIC Os projetos “Indicação Literária: compartilhando sensações, emoções e experiências” e “De uma lenda, duas lendas, tantas lendas ao gênero dramático”, desenvolvidos, respectivamente, pelas professoras Iolanda Cristina de Melo do Nascimento e Tatiana Smecelato Zuccolotto, ambos da escola CAIC, também foram apresentados no seminário. O projeto da professora Iolanda trabalhou junto aos alunos o desenvolvimento na oralidade, leitura e escrita através de indicações de livros para alunos dos primeiros anos da escola. “Quanto mais desenvolvermos o interesse do aluno pela leitura, melhor será o seu desempenho no falar e escrever, tornando a leitura ainda mais prazerosa, proporcionando assim, muita aprendizagem”, afirmou. Já o projeto realizado pela professora Tatiana desenvolveu a escrita, a leitura e a oralidade a partir do gênero dramático, tendo como objetivo ampliar a capacidade dos alunos no uso das práticas de linguagem. “Todo o trabalho em sala de aula priorizou o ensino de produção de textos para ajudar o aluno a ser um escritor, sendo capaz de produzir um texto com clareza e compreensão”, ressaltou a professora. O projeto “De uma lenda, duas lendas, tantas lendas ao gênero dramático” ficou entre os 50 finalistas no prêmio Victor Civita, “Educador nota 10”. O projeto foi publicado na edição de setembro, da Revista Nova Escola, Editora Abril. “As práticas apresentadas foram extremamente elogiadas pela equipe organizadora do evento e todas puderam compartilhar experiências e trabalhos desenvolvidos que deram resultados positivos, buscando sempre melhorar o ensino no munícipio de Mococa”, destacou a coordenadora geral do Programa Ler e Escrever em Mococa, Ana Cláudia da Silva Geraldo. “Mostrar aos demais educadores o trabalho que vem sendo desenvolvido no município é de grande importância, fortalecendo o processo educacional. Parabéns aos professores, coordenadores e funcionários envolvidos nesses projetos e em tantos outros que são realizados no dia a dia escolar”, finalizou o professor Naider Porcel, diretor do Departamento de Educação. Autor: Imprensa
Mococa