REFORMULAÇÃO NOS LEITOS DA SANTA CASA

Saúde - Sexta-feira, 11 de Março de 2022


REFORMULAÇÃO NOS LEITOS DA SANTA CASA

Leitos de UTI COVID-19 são convertidos e Santa Casa de Mococa passa a ter 18 leitos de UTI Clínica habilitados para atendimento SUS

Desde o dia 1º de março a Santa Casa de Misericórdia de Mococa passou a contar com 18 leitos de UTI Clínica Tipo 2 para o atendimento de pacientes SUS do município e da região, via sistema de regulação de vagas. Anteriormente eram 08 leitos SUS habilitados na UTI clinica. A ampliação ocorreu após pactuação realizada em reunião de colegiado da Diretoria Regional de Saúde (DRS XIV), convertendo os 10 leitos que eram exclusivos para COVID-19 para o atendimento UTI clínica.

O Ministério da Saúde, através da Portaria GM/MS nº 4.226, de 31 de dezembro de 2021, fixou o dia 28 de fevereiro como limite para as habilitações em caráter excepcional e temporário das UTIs para o atendimento exclusivo de pacientes com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG/Covid-19. A partir dessa data, houve a suspensão do financiamento.

A conversão dos leitos COVID-19 para UTI Clínica garante o financiamento SUS e o atendimento regional à população e a utilização de toda a estrutura que foi montada a partir da participação efetiva da sociedade e da Santa Casa para proporcionar uma Unidade de Terapia Intensiva COVID-19 logo em 2020, quando se iniciou a pandemia.

- Pacientes COVID-19 que necessitarem de atendimento em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) passarão por processo de regulação regional. O Governo do Estado de São Paulo garantiu a manutenção de leitos de UTI COVID-19 no Centro de Reabilitação de Casa Branca para o atendimento da demanda regional.

- Pacientes que estão internados na UTI COVID-19 continuarão a ser atendidos pela Santa Casa de MOCOCA até a alta.

- Pacientes COVID-19 que necessitarem de internação em UTI, haverá o acolhimento na Santa Casa em leito de isolamento até que haja a transferência para UTI COVID-19 regional.

- Pacientes COVID-19 que necessitarem de internação em enfermaria será realizada na Santa Casa.

Prefeitura Municipal


Mococa