APROVADA A LEI QUE INSTITUI PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
O prefeito Eduardo Barison e a Coordenadoria do Meio Ambiente enviaram à Câmara Municipal o projeto de lei que foi votado e aprovado pelos vereadores, que institui o PMGIRS – "Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de 2022".
Desde do ano de 2009, o plano não era revisado e nem atualizado. Este tem como objetivo articular, integrar e coordenar recursos tecnológicos, econômicos e financeiros, para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos no âmbito do Município de Mococa, em conformidade com as disposições das Leis Federais número 12.305, de 02 de agosto de 2010 e numero 14.026, de 15 de julho de 2020.
Com isso , o município consegue ter diretrizes de como atuar na gestão dos resíduos sólidos e conduzir os descartes corretos dos mesmos.
Muitos projetos estão inclusos neste plano, entre eles, a implantação da coleta de resíduos recicláveis (coleta seletiva).
Outro projeto muito importante para o município, é a implementação de um local para do destarte de RCC (Resíduos de Construção Civil), além da Logística Reversa das empresas, que serão submetidas a recolher os materiais que são entregues em Mococa, ou seja, a empresa que fornece os pneus terá que vir à cidade buscá-los para fazer o descarte correto, assim como empresas de lâmpadas, produtos químicos, entre outras extremamente prejudiciais ao meio ambiente.
Sendo assim, a empresa ficará responsável por fazer o descarte correto, atendendo ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Mococa