O grande desafio no combate a essa doença que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2022 poderá alcançar a marca de 11. 180 casos novos é a desinformação, já que no estágio inicial o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas.
Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Mococa desenvolve através da Coordenação de Saúde Bucal, um trabalho preventivo dentro das unidades de saúde e nesta segunda – feira (13) deu início a uma campanha em parceria com a Câmara Municipal de Mococa que busca reforçar ainda mais esta ação.
Estacionada em frente ao gabinete municipal, a Unidade Móvel Odontológica (UOM) realizará até quarta-feira (15) o atendimento preventivo a população com orientações sobre a doença e distribuição de escovas de dente.
A ação conta ainda com duas palestras voltadas a população com os temas “Causas e Prevenção do Câncer Bucal” e “Acolhimento e Tratamento”, ministradas pelos Cirurgiões dentistas Luciene Antunes de Oliveira, Paulo Rogério Rota e o Prefeito Eduardo Barison, na Câmara Municipal de Mococa no dia 15 às 15h.
“ O olhar preventivo é extremamente importante no combate ao câncer bucal, que hoje segundo levantamentos do INCA, atinge principalmente homens acima dos 40 anos. Nos últimos 6 anos foram diagnosticados em Mococa através deste trabalho 21 casos positivos, sendo que só este ano já somamos 2 casos ” explicou o Prefeito Eduardo Barison reforçando a importância do diagnóstico precoce para o tratamento eficaz.
Mococa