O Departamento de Educação, em parceira com o Departamento de Saúde e SAMU - Regional de São João da Boa Vista realizou, no Ginásio de Esportes da AEM, nesta terça feira, 26/07/2022, a CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM PRIMEIROS SOCORROS para os funcionários da Rede Municipal de Ensino, extensiva a escolas particulares, estaduais, grupos e entidades mocoquenses que, de alguma forma, se ocupam com crianças desde tenra idade. O curso é o início de uma série de outros que abordarão o tema PRIMEIROS SOCORROS EM ESPAÇOS ESCOLARES, exigência que integra a Lei Lucas, sancionada em 2018, sob o nº 13.722/18, e que obriga as escolas públicas e privadas de educação infantil e básica a se preparar e oferecer capacitação aos professores e funcionários em noções de primeiros socorros e que é obrigatória em todo território nacional.
Em setembro de 2017, um aluno, de 10 anos, chamado Lucas Begalli, faleceu em Campinas ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. Depois dessa fatalidade, surgiu um debate sobre a segurança e falta de capacitação em primeiros socorros no ambiente escolar. Muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre essa lei, cujo objetivo primordial é proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes comuns que podem ocorrer em ambientes escolares.
O Curso foi ministrado por três socorristas do SAMU – São João da Boa Vista — Rafael, Vander e Isaías —, que apresentaram as principais ocorrências que podem acontecer no ambiente escolar, as prevenções e manobras mais necessárias e urgentes evitando que determinadas situações de risco evoluam para um quadro fatal e assim vidas sejam salvas. Muitas dúvidas dos funcionários da Educação foram levantadas e todas respondidas com zelo e conhecimento pelos representantes do SAMU. Várias situações foram encenadas com bonecos demonstrando, na prática, o que ocorre e como se pode lidar num momento de urgência.
O curso também contou com uma palestra da enfermeira do Departamento de Saúde, Flávia, que falou sobre HIV/Aids, tirando muitas dúvidas e mitos sobre o tema.
O Curso aconteceu em dois períodos e contemplou a maioria absoluta dos funcionários da Educação.
Os Departamentos de Educação e o de Saúde vêm trabalhando em uma excelente e estreita parceria desde o começo da administração, oferecendo aos funcionários da Prefeitura um leque extenso de cursos, palestras e reuniões desde a pandemia.
O Diretor do Departamento de Educação, Christian Freitas esteve presente, assim como o diretor de Saúde, Fábio Delduca. O Prefeito Municipal, Eduardo Barison, também esteve presente, exaltando o empenho dos palestrantes e principalmente dos funcionários, em grande número presentes, no Curso.
“Acredito que uma cidade pode se transformar pela Educação. E essa é a minha esperança, motivação e confiança para nossa cidade!”, finalizou suas palavras.
Mococa, cidade que valoriza a Educação!
Mococa