A Prefeitura Municipal de Mococa, através do Departamento de Saúde, recebeu o prêmio “Luiza Matida” conferido pela Secretaria de Estado da Saúde pelos trabalhos de prevenção e controle de sífilis, especialmente em gestantes. Através de políticas públicas eficazes realizadas pela rede de atenção primária, protegendo a mulher e o bebê, não foi registrado nenhum caso de transmissão vertical da doença.
A premiação é inédita para o município de Mococa e confirma as boas práticas adotadas pelo Departamento de Saúde, principalmente na área da saúde da mulher. “Estamos investindo fortemente nessa área, com a contratação de mais médicos, exames e potencializando os trabalhos de pré-natal na rede municipal de saúde. É um prêmio muito importante, que merece ser comemorado por todos os profissionais que se dedicam na promoção de uma saúde pública cada vez mais humanizada e acessível a todos”, destacou o Diretor de Saúde, Fábio Delduca.
Com a criação do Programa “Mãe Mocoquense”, inúmeros serviços estão sendo implementados pelo Departamento. Houve a retomada dos grupos de gestantes nas Unidades Básicas de Saúde, realizando reuniões frequentes com as futuras mamães para a troca de experiências e informações importantes para uma gestação mais segura. Um investimento importante foi a inclusão de mais um exame de ultrassom durante a gestão, totalizando três.
O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) do Departamento de Saúde realiza um importante trabalho na prevenção e tratamento da sífilis e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O município está há 22 anos sem registrar transmissão vertical de HIV (gestante para o bebê), e vem ampliando os trabalhos em torno da sífilis, com testes rápidos que permitem identificar e iniciar o tratamento.
“É muito gratificante vermos o quanto o nosso trabalho reflete na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Estamos investindo na saúde, que é o nosso maior bem, e estou confiante que o caminho está correto. Temos uma equipe muito eficiente, pessoas que se dedicam para garantir serviços públicos de qualidade.Muito orgulho de toda a nossa saúde. A gente trabalha duro, com afinco, para reconstruir Mococa”, finalizou o prefeito Eduardo Barison.
Prêmio “Luiza Matida”
O prêmio “Luiza Matida” é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014. O trabalho que realizou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, contou com sua coordenação, elaboração e implantação de políticas públicas e estratégias para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis. O resultado foi uma enorme contribuição para a redução dos casos dessas infecções no estado de São Paulo.
Mococa