Boas práticas no ensino fundamental são temas de Roda de Conversa com educadores em Mococa

Educação - Terça-feira, 18 de Abril de 2023


Boas práticas no ensino fundamental são temas de Roda de Conversa com educadores em Mococa

Gestores, professores e educadores de Mococa participam de uma Roda de Conversa nesta quinta-feira, dia 20 de abril, às 14h, sobre as boas práticas na educação na cidade. O encontro gratuito e com vagas limitadas acontecerá na Secretaria Municipal de Educação e terá como mediadora Cynthia Trepodoro, gestora do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação de Mococa, com 24 anos de atuação na educação do município. A Roda é promovida pelo Instituto EP, com produção da Oceano Azul e Girassol Caminhos Criativos. Os participantes irão discutir projetos e iniciativas locais no ensino fundamental, capazes de fazer a diferença e promover o avanço da educação.


 

Esta é a quarta Roda de Conversa promovida este ano. A primeira ocorreu em Cosmópolis e, na sequência, em Poços de Caldas (MG) e Campinas, mediadas por profissionais referência na área de educação. A Roda é uma das etapas preparatórias do “2º Fórum Diálogos na Educação”, evento on-line com transmissão ao vivo que será realizado pelo Instituto EP no dia 25 de maio.


 

O Instituto atua há mais de 20 anos com educação, por meio de apoio a diferentes projetos – muitos deles interrompidos durante a pandemia. Ao retomá-los, levantou junto a educadores problemas que se mostraram comuns a todos. “Nesse momento entendemos que o Instituto, por pertencer a um grupo de comunicação, é capaz de conectar poder público, iniciativa privada, secretarias de educação, profissionais da educação e diversas outras áreas, permitindo o diálogo e a troca sobre práticas na educação que já ocorrem dentro das escolas”, explica Renata Coutinho Nogueira, Conselheira do Instituto EP. 


 

O Fórum Diálogos na Educação, que teve sua primeira edição no ano passado em Campinas e São Carlos, é fruto da vocação do Instituto EP. “Entendemos que o Fórum é um espaço para esse diálogo. Ao conectarmos as boas práticas dos educadores, mostramos a todos quem está conseguindo realizar um bom projeto e como é possível fazer algo semelhante em outras escolas, alcançando as mudanças necessárias para uma educação de qualidade. É importante que os educadores enxerguem uma espécie de farol nas experiências apresentadas. Se a escola pública que possui o mesmo modelo, com verba semelhante, pode realizar um projeto, é possível fazer em outras também”, diz Renata. 


 

A mediadora da Roda em Mococa, Cynthia Trepodoro, explica que a educação na rede municipal vem trabalhando com pesquisas sobre experiências baseadas na pedagogia da escuta e da participação. “O objetivo do trabalho é transformar as escolas em ambientes produtivos e inclusivos com prática de pesquisa e educação para todos. Na Roda, teremos o prazer de compartilhar as ações das escolas para maior reconhecimento da educação pública”, esclarece.


 

No ano passado foram realizadas Rodas de Conversa em São Carlos, Ribeirão Preto, Araraquara, Sertãozinho, Piracicaba e Rio Claro. Todos os encontros começam a partir do contato com a Secretaria Municipal de Educação de cada cidade, que indica entre os participantes das Rodas os coordenadores de educação, diretores de escolas e alguns professores, além de um representante da própria secretaria e das áreas de assistência social e saúde. “O objetivo é trazer mais atores para essa discussão, em razão da complexidade do sistema educacional e da diversidade que temos no município. Nosso objetivo é ter educadores da rede pública e privada, instituições do terceiro setor e empresas nesta Roda, que deverá ser a maior em nossa programação”, Andressa Sirino, gestora da Girassol Caminhos Criativos.


 

Serviço:

Roda de Conversa: Preparatória para o 2º Fórum Diálogos da Educação

Data e horário: Quinta-feira, 20 de abril, às 14h

Local: Secretaria de Educação – Praça Madre Caprini, 87, Mococa

Mediadora: Cynthia Trepodoro, gestora do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação de Mococa

Inscrições:  https://bit.ly/INSCRIÇÃO-RodadeConversa

Informações:  institutoep@corporativoep.com.brou WhatsApp IEP: (19) 9 97003437

Prefeitura Municipal


Mococa