A Secretaria de Saúde de Mococa está intensificando as ações de conscientização, combate e prevenção das arboviroses, sendo as mais comuns em ambientes urbanos: Dengue, Zika e Chikungunya, doenças causadas pelo vírus transmitido principalmente pelo mosquito Aedes Aegypti. Até abril deste ano, foram registrados 58 casos positivos da doença na região e outros 111 casos foram descartados após resultado da sorologia.
As ações de conscientização e prevenção das arboviroses estão sendo realizadas de forma articulada entre as equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica. As orientações sobre a importância da eliminação de possíveis criadouros em ambientes domésticos estão sendo realizadas nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde e em escolas.
Quando há um caso confirmado da doença, equipes da saúde programam serviços de nebulização para eliminação de mosquito adulto na região de residência do paciente. No entanto, é muito importante a participação efetiva da população no combate à Dengue.
Durante as visitas dos Agentes de Combate a Endemias, é comum encontrar muitas residências com objetos acumulando água, possibilitando a proliferação do mosquito. Nesses casos, é realizada a orientação para eliminar tudo que possa ser transformado em criadouro.
O Secretário de Saúde, Fábio Delduca, ressaltou a importância do envolvimento da comunidade nessa luta contra a Dengue. “A eliminação de criadouros em ambientes domésticos é muito importante e só iremos evitar o crescimento da doença se houver um esforço coletivo, onde todos nós tenhamos consciência e compromisso em manter nossas casas livres de objetos que possam acumular água, permitindo a proliferação do mosquito”, destacou.
Para colaborar no combate à Dengue, a população deve verificar se a caixa d'água está bem tampada, deixar as lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja externa da geladeira e não jogar lixo em vias públicas.
Mococa