No último domingo, dia 03 de setembro, os amantes da história e da fotografia se reuniram para mais uma emocionante edição da Caminhada Fotográfica em Mococa. Dessa vez, o ponto de encontro foi a praça que abriga a imponente Igreja Centenária de Nossa Senhora Aparecida, além de outras casas que remontam à época em que a Mogiana chegou à cidade de Mococa.
Esta praça é um verdadeiro tesouro de atrações turísticas que lembram o passado do bairro, que por muito tempo foi conhecido como o bairro da estação. A majestosa Igreja de Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, foi um sonho do comerciante italiano Luigi Ricci, que começou a ser idealizada em 1890. A pedra fundamental foi abençoada no dia 20 de janeiro de 1891, mas a construção foi retomada somente em 1919 graças à iniciativa do Monsenhor Felix Brandi e Gherardo Bozzani. À época, Gherardo Bozzani também estava envolvido na construção da Igreja do Rosário. Finalmente, a Igreja Centenária de Nossa Senhora Aparecida foi inaugurada em 07 de maio de 1921 pelo bispo Diocesano Dom Alberto Jose Gonçalves.
O evento da Caminhada Fotográfica não apenas permitiu aos participantes explorar a riqueza histórica da cidade, mas também capturar a beleza única destes monumentos que são parte integral da identidade de Mococa. O passeio guiado proporcionou uma oportunidade única para aprender sobre a história da cidade, seu patrimônio cultural e arquitetônico, ao mesmo tempo em que se registravam memórias visuais memoráveis.
Mococa, cidade histórica do Café.
Fotografia: Ricardo Camargo
Mococa