A Prefeitura Municipal de Mococa, através da Secretaria de Saúde, formalizou dois novos convênios com a Santa Casa de Misericórdia de repasse financeiro para auxiliar no custeio do hospital. Ao todo, serão cerca de R$2 milhões anual, provenientes do orçamento público do município visando atender os pacientes SUS. A cerimônia de assinatura aconteceu na tarde da última quinta-feira, 15, no Salão Nobre da Santa Casa.
De acordo com o prefeito Eduardo Barison, os convênios com a Santa Casa representam um importante auxílio frente às inúmeras despesas hospitalares. A retomada dessa parceria aconteceu logo no primeiro ano da gestão do atual prefeito, restabelecendo uma parceria que havia sido suspensa na administração anterior. “Cada convênio assinado com a Santa Casa é a certeza de investimentos voltados para a população que é usuária dos serviços de saúde pública. Fico muito feliz com essa parceria e reconheço o belíssimo trabalho realizado por todos”, destacou.
Além do repasse para o custeio em geral do hospital, desde o ano passado a Secretaria de Saúde realiza um aporte financeiro para auxiliar nas despesas com cirurgias eletivas, através de uma complementação da tabela SUS. O valor anual de R$369,1 mil é resultado de um trabalho coletivo dos vereadores da Câmara Municipal que destinam parte das emendas impositivas para essa finalidade.
“É com esse recurso que podemos garantir a realização de cirurgias eletivas em diversas especialidades, uma vez que os valores repassados pelo SUS são insuficientes para cobrir os custos reais dos procedimentos. Com muita sensibilidade, os vereadores e vereadoras compreenderam a importância dessa ação articulada pela Secretaria, e pelo segundo ano consecutivo estamos formalizando essa parceria que vem beneficiando tantas pessoas”, disse o Secretário de Saúde Fábio Delduca.
Presentes na assinatura dos convênios as vereadoras Adriana Ruiz, Adriana Batista, Roseli Batistuti e o presidente da Câmara, Guilherme Gomes, reforçaram a parceria e representaram os demais vereadores que destinaram parte de suas cotas de emendas para o programa de cirurgias eletivas. Com esse recurso, por exemplo, foi possível a retomada de diversas cirurgias urológicas e ginecológicas na Santa Casa, garantindo mais humanização aos pacientes que antes precisavam se deslocar para outros hospitais de referência.
Mococa